sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Chefe da máfia é preso enquanto lê "Caçadores de Mafiosos"


Roma - O italiano Roberto Matalone, considerado um dos principais nomes da máfia calabresa Ndrangheta, foi detido na quinta-feira em uma praia da Itália quando, deitado sobre uma rede, lia o livro "Caçadores de Mafiosos", do jornalista Andrea Galli.
Segundo a polícia italiana, o mafioso de 35 anos era procurado pela polícia desde abril de 2010. A detenção de Matalone foi realizada na tarde de ontem, como parte da investigação denominada como "All Inside", que visava a captura do clã Pesce, liderado pelo cunhado do mafioso, Francesco Pesce, de 34 anos, que foi preso em 2011.
Pesce, mais conhecido como "Ciccio", estava escondido em um bunker, na região da Calábria, quando foi detido. Este episódio, aliás, é narrado no livro que Matalone lia no momento da prisão.
O livro em questão detalha as técnicas que um bom "caçador de mafiosos" deve levar em conta, como "raciocinar com rapidez" e ter "sangue frio para conseguir capturar os membros do crime organizado".
O jornal "Corriere della Sera", para o qual Galli escreve, explica que Matalone, casado com Maria Grazia Pesce, estava tomando sol sobre uma rede na praia de Ioppolo, uma das mais frequentadas da província calabresa de Vibo Valentia, quando foi surpreendido pelos agentes.
Os policiais, que conseguiram localizar, além disso, o imóvel no qual o detido vivia com sua mulher e filhos, esperaram que Matalone abrisse o guarda-sol e deitasse para que fosse pego pelas costas.
De fato, os agentes conseguiram chegar até Matalone graças aos movimentos suspeitos de sua mulher, que, frequentemente, saía de sua casa da cidade de Rosarno pela noite a bordo de carros sempre diferentes, até chegar a Ioppolo, onde o suposto mafioso estava escondido há dez dias.
A polícia italiana, que considera Matalone o chefe do clã Pesce após a detenção de seu cunhado há um ano, acredita que o suposto mafioso tinha alugado uma casa em Ioppolo para tentar passar despercebido entre os turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário