Depois de alguns meses sem a Green Cow nas geladeiras e muitos pedidos por parte dos clientes, a Green Cow está de volta no Mafioso.
O que é uma Cerveja IPA?
O (Charlie) Pazazian uma vez colocou de maneira muito apropriada um comentário no seu artigo da New Brewer sobre IPAs: o estilo inspira uma "virada de mesa" por parte do consumidor, pois explorar a dimensão de sabores vinda do uso de mais lupulo já representa uma quebra de paradigma tanto por parte do consumidor quanto por parte do produtor. Na media de mercado, ambos estao acostumados a usarem (e consumirem) o ingrediente de maneira reservada. No final das contas, o lupulo é a expressão da revolução, pois é um dos principais contrapontos às cervejas massificadas. Para alguns já iniciados, é a ponta do iceberg; para outros, o começo de tudo! (facebook da Cervejaria Seasons)
A India Pale Ale – IPA, é uma cerveja que teve sua origem no século XVIII, ela era fabricada especialmente para os ofociais do Exército britânico residentes na índia durante o peíodo colonial, que enfrentavam um calor insuportável e a ausência de água potável. Para ajudar a suportar a longa viagem desde a Inglaterra, a bebida era produzida com bastante lúpulo, o que lhe conferia sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico.
Os três estilos mais famosos são original English IPA, a versão americana American Ipa e o estilo Imperial IPA, que na verdade é uma inovação americana para atender a demanda de cervejas mais amargas e alcoólicas.
English IPA
No final do século XVIII, um cervejeiro de nomeGeroge Hodgson resolveu o problema, aumentando o teor de lúpulo e de álcool e invetou um dos estilos de cervejas mais populares no mundo inteiro. O aroma do lúpulo é sentido imediatamente ao servir, o que é sua característica principal. Sua cor varia do âmbar-dourado ao cobre claro e apresenta pouca mais persistente espuma.
Americam IPA
A versão americana é produzida com ingredientes nativos e é levemente mais amarga que a versão inglesa, refletindo as características do lúpulo americano, que são mais perfumados, cítricos e florais.
Imperial IPA
Esse estilo surgiu recentemente nos Estados Unidos para agradar alguns aficionados por cervejas mais amargas. É uma cerveja clara, complexa, com uma espuma persistente e seu teor alcoólico pode chegar a 10%.
Como é a Green Cow?
Como diz no rótulo: De doce já basta a vida!
Portanto pode-se perceber que se trata de uma cerveja com amargor como destaque.
A Green Cow é uma releitura que a Seasons fez das American IPAs, uma cerveja com amargor intenso e altas doses de lúpulo, mas de alta drinkabilidade.
Estilo: american IPA
Notas de degustação: coloração âmbar, levemente turva devido ao processo de dry hopping e com uma pegada forte de lúpulo no aroma e no sabor. Os aromas são pungentes e vão de cítricos a florais, também bastante marcantes no sabor.
Ingredientes:
- maltes e grãos: 2-row Pale Ale, Munich II, Vienna, Crystal 140.
- lúpulos: 100% Centennial.
- água: triplamente filtrada e devidamente ajustada com ácidos e sais minerais
- fermentos: US-05
- 15º Plato
- OG: 1.060
- IBU: 62
- Cor: 12,8 ºSRM
- ABV: 6,2%
Harmonizações: carne vermelha, cordeiro e queijo gorgonzola.
Dados técnicos:
- 15º Plato
- OG: 1.060
- IBU: 62
- Cor: 12,8 ºSRM
- ABV: 6,2%
Nenhum comentário:
Postar um comentário