quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COPO AMERICANO - PROPRIEDADE BRASILEIRA


VOCÊ SABIA...
O “copo de boteco” ou “de padoca”, preferência nacional de tomadores de cerveja e de “pingado” de café com leite, foi desenhado no Brasil, em 1947. Seu criador foi o fundador da Nadir Figueiredo, Nadir Dias Figueiredo, que se inspirou em copos na época produzidos apenas nos Estados Unidos. A vidraria, que em agosto de 2012 completou 100 anos de fundação, começou então a fabricar o copo “estilo americano” ou, como ficou conhecido, copo americano. No início, a produção era manual, na velocidade de duas unidades por minuto. Hoje a Nadir produz 480 por minuto.

Em 2009, o copo americano foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) como ícone do design brasileiro. Durante curto período foi vendido no museu, a 3 dólares. Além do copo tradicional de 190 mililitros, existem outras quatro versões: dose (45 mililitros), long drink 300mililitros, long drink 450 mililitros e rocks (300 mililitros). A produção acumulada do copo atingiu 6,2 bilhões de unidades no mês do centenário da empresa.
E você, qual tipo de copo prefere para a sua cerveja?

Com essa "novidade" de vários tipo de cerveja chegando ao mercado brasileiro e diversos tipos sendo produzidos por aqui, descobre-se também que cada tipo de cerveja tem um tipo de copo específico para realçar o sabor. Mas isso é assunto para um próximo post. E eles também não tiram o charme do copo americano, não é?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário